Borboleta parece flor que o vento tirou pra dançar

… e mal sabe o vento o processo de metamorfose pelo qual ela passou para chegar a ficar assim tão bonita! É uma baita lição da natureza, não é mesmo? A encantadora borboleta, veja só, já foi um dia uma lagarta sem charme algum, que se manteve protegida de predadores num casulo, produzido por ela mesma.

E olha: cada etapa desta saga de transformação foi essencial para o resultado final! Ou seja, a borboleta não seria “a borboleta” se não tivesse antes passado pelos estágios: ovo, larva, crisálida e adulto. Mas, ok…  não se trata aqui de uma aula de ciência e sim de prestarmos atenção no que a natureza nos ensina: que em todo processo de evolução há estágios e muitos deles nada bonitos, árduos até, mas que são imprescindíveis para avançarmos mais e mais até nos transformarmos na nossa melhor forma – originais, autênticos e com asas para voar em direção a nossos sonhos. E por falar em voar: você sabia que se o casulo da borboleta for quebrado antes da hora, ela não poderá sair por aí com as asinhas de fora, saltitante, feliz da vida, porque sua transformação foi prejudicada? Tudo isto porque suas asas não estavam prontas o suficiente! Portanto, muita calma nesta hora. Tudo a seu tempo… Deixe o momento certo chegar!

Por fim, vale mais uma reflexão inspirada na bela borboleta… Ela vive pouco tempo: em média, de duas a quatro semanas; algumas espécies três a seis meses, e poucas podem chegar a quase um ano. É um período muito curto para desfilar sua beleza por aí… Mas o suficiente para nos encantar, não é mesmo? Será esta sua razão de viver? Voar livre, leve e solta em direção ao infinito e nos mostrar que é assim que se vive? Aguentando firme e forte nossas fases nem um pouco bonitas, muitas vezes na escuridão, até chegarmos ao ponto de romper o casulo e atingirmos o infinito? Se assim for: viva a borboleta! Ainda que pouco, ainda que breve, é, certamente, uma vida plena e feliz.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.